sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Torta Alemã




Torta Alemã



Aqui está a receita de torta alemã que lhes prometi.

Ingredientes

300g de manteiga sem sal

2 latas de creme de leite

5 gemas de ovo

2 xícaras (chá) de açúcar

2 pacotes de biscoitos tipo maisena

6 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 cálica de licor de cacau

Cobertura

2 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de chocolate em pó

Modo de fazer

Na batedeira, bata a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar. Acrescente as gemas (sem as peles) e bata mais um pouco. Em seguida, adicione o creme de leite, sem o soro (reserve o soro numa tigela) e bata para homogeneizar. Pare de bater. A seguir, forre uma forma, preferencialmente, de fundo removível, com papel-alumínio e proceda da seguinte forma:

1. Lembra-se do soro do creme de leite que ficou reservado? Você vai utilizá-lo agora. Despeje o cálice de licor dentro dele, misture e acrescente mais 1/2 xícara (chá) de leite.

2. Vá mergulhando, ligeiramente, os biscoitos maisena na mistura líquida e, com eles, cubra o fundo da forma que você já forrou com papel-alumínio.

3. Divida a mistura cremosa, batida no início, em 2 partes e, numa delas, coloque as 6 colheres de chocolate em pó peneirado e misture bem, formando um creme escuro. A outra parte ficará na cor clara original.

4. Sobre a camada de biscoitos maisena, espalhe uma camada do creme claro . Em seguida, vá molhando mais biscoitos maisena e distribuindo sobre a camada branca. Agora, você deve espalhar uma camada do creme escuro (com chocolate) sobre os biscoitos e, depois, outra camada de biscoitos umedecidos e mais outra camada de creme claro e, assim, sucessivamente, até preencher totalmente a forma. A última camada deve ser, preferencialmente, do creme claro. Alise, direitinho, com uma espátula e coloque na geladeira para endurecer.

Enquanto a torta endurece, vamos preparar a cobertura.

Modo de preparo da cobertura

Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar, retire a torta, depois de endurecida, da geladeira (se quiser apressar o processo, coloque no freezer a descoberto), retire-a da forma e, vá puxando, cuidadosamente, o papel-alumínio, deixando-a totalmente exposta. Deposite-a sobre uma base de isopor ou papelão coberto com papel-alumínio e despeje sobre ela a cobertura, espalhando-a, uniformemente, com uma espátula. Decore com chocolate derretido ou ganache branca. Sirva e conserve gelada.

Obs.: 1. Você tem a opção de cobrir a torta alemã com ganache de chocolate meio-amargo.

2. Se você preparar a cobertura com antecedência, ganhará tempo e facilitará o seu trabalho.

Queridos amigos,

Essa torta não é difícil de fazer. O que não é fácil é explicar como se faz. Por conseguinte, espero ter-me feito compreender. Caso algum detalhe não tenha ficado bem claro, podem enviar-me suas dúvidas, que terei imensa satisfação em esclarecê-las.

(Fico-lhes devendo o fechamento).

Um comentário:

  1. Nossa, que delicia...acho que arriscarei em fazer!!!
    Depois te falo como ficou..

    ResponderExcluir

Gostou ??