quarta-feira, 14 de abril de 2010

Empadão de Frango Fácil




Ingredientes:
- 1 peito de frango
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de milho verde
- 1 cebola picada
- 3 tomates picados, bem maduros (quanto mais maduro, mais vermelho…)
- 3 colheres de molho de tomate
- azeitonas a gosto (pode ser verde, preta, as duas juntas… Não se esqueça de tirar o caroço! É só usar a faca para ir cortando em volta dele)
- cheiro verde a gosto (salsinha e cebolinha, compre o maço! “Maço” é o mesmo que “raminho”…)
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- alho espremido a gosto
- 1/2 xícara de água
- 500g de margarina (em temperatura ambiente)
- 800g de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1 gema para pincelar (sim, você tem que separar a clara da gema! Tire um pedacinho da casca do ovo e deixe a clara escorrer, tomando cuidado para a gema não ir junto e não furar!)

Modo de preparo:
Tempere o frango com alho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe o frango por 40 minutos na panela (com a parte mais gorda do peito virada para baixo) ou por 10 minutos no microondas, em potência máxima (coloque o frango em eu refratário com água e posicione-o com a parte mais fina voltada para o centro do microondas, para que a parte mais “gordinha” do frango receba mais energia e o cozimento seja uniforme). Depois de cozido, desfie o frango (pode ser com a mão mesmo!) e reserve.

Na mesma panela, coloque o tempero (cebola, tomate e cheiro verde). Refogue (até a cebola ficar transparente) e em seguida coloque o frango desfiado, o molho de tomate, as azeitonas e o milho verde (sem a água!). Misture bem. Em seguida adicione 1/2 xícara de água deixe cozinhar por alguns minutos. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Reserve.

Coloque a margarina em uma tigela e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até que a massa desgrude das mãos. Se quiser, acrescente um ovo, para ela não ficar esfarelando. Abra a massa em uma forma redonda média (um pirex ou outro refratário que possa ir ao forno. Você também pode usar uma forma daquelas de fundo falso, que abre as laterais, sabe?). Cubra todo o fundo e as laterias com uma camada bem fina. Reserve um pouco da massa para cobrir o empadão.

Com a massa devidamente aberta na forma, adicione o recheio. Eu gosto de variar colocando palmito (misture-o na panela com o frango) ou catupiry (use uma colherzinha para distribuí-lo sobre o recheio antes de tampar o empadão).

Para fechar o empadão, abra a massa sobre um plástico ou vá remendando pedaços da massa esticada. Cubra até as beiradas colarem com a lateral da massa, senão vai abrir. Depois de coberto, pincele com a gema (use um pincel de cozinha ou a mão mesmo), sem fazer uma camada grossa!

Leve ao forno pré-aquecido e deixe lá até vc achar que a massa já ficou douradinha! O forno é necessário só para assar a massa.